sábado, 20 de outubro de 2012

Lógica e Inferência com Protégé utilizando Pellet


Pellet é um OWL DL reasoner (raciocinador OWL DL) é open-source e baseado em Java, o Pellet atua basicamente como um raciocinador lógico, tem como objetivo, verificar a consistência de ontologias, classificar a taxonomia, verificar vínculos e responder a um subconjunto de consultas RDQL (conhecidas como consultas ABOX em  terminologia DL) é baseado nos algoritmos tableaux desenvolvido para Lógica Descritiva Expressiva. Ele suporta a expressividade completa OWL DL incluindo raciocínio sobre nominais (classes enumerados). 

Características especiais

Pellet tem uma série de características ou orientados por requisitos OWL ou questões da Web Semântica.

Análise e Reparação de Ontologias - OWL  possui dois dialetos principais, OWL DL e OWL Full, com OWL DL sendo um subconjunto de OWL Full. Todas as bases de conhecimento OWL são codificados como RDF / XML. OWL DL impõe uma série de restrições sobre grafos RDF, alguns dos quais são substanciais (por exemplo, que o conjunto de nomes de classe e individuais ser disjuntos) e outros menos (que cada item tem um rdf: tipo triplo). Garantir que um documento RDF / XML atende a todas as restrições é uma tarefa relativamente difícil para os autores, e muitos documentos OWL existentes são nominalmente OWL Full, mesmo que seus autores pretendem que eles sejam OWL DL. Pellet incorpora uma série de heurística para detectar "DLizable" OWL documentos completos "reparação" deles.

Vinculação em Web Semântica, vinculação é um ponto chave e o Pellet possui suporte a vinculação para satisfazer melhor as necessidades de seus usuários.

Raciocina Multi-Ontologias usando E-Connections - Uma E-Connection é uma linguagem de representação do conhecimento definida como uma combinação de outros formalismos lógicos. E-Connection são usadas como uma linguagem para definir e instanciar combinações de ontologias OWL-DL como uma forma de KBs combinando, ao invés de lógicas. Esta abordagem fornece uma alternativa para importações owl, pois sempre trará todas as axiomas da ontologia importada, permitindo a identificação das sub-partes de uma ontologia, proporcionando um quadro bem fundado e lógica de raciocínio com ontologias múltiplas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário