segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Padrões para Web Semântica


Os padrões de projetos foram projetados pelas linguagens orientadas à objetos para fornecer  um vocabulário de projetos comuns, a ajuda de uma documentação e aprendizagem, e  o apoio à reorganização de software. Da mesma forma para a nomeação e catalogação de algoritmos e estruturas de dados por cientistas da computação, padrões de projeto são utilizados por engenheiros de software para se comunicar,
documentar e explorar alternativas de projeto usando um vocabulário de projetos comuns, ou um padrão de projetos por catálogo e também diminuir a complexidade do desenvolvimento e compreensão de software
sistemas. Além disso, os padrões de projeto oferecem soluções para problemas comuns, ajudando por exemplo um novato "agir" mais como um especialista e facilitar a engenharia reversa de sistemas existentes.
Abaixo exemplos de Padrões de Projetos para Web Semântica:

Padrão de Relações Inversion Relations
Intenção Permite definir inversas cujo alcance é restrito a determinado conceitos.
Também conhecido como relação inversa Restrita.
Motivação - Muitas vezes, a definição de inversas globais é muito genérica e rendimentos realizam excessivamente inferências gerais. Por exemplo, pode-se ter definições de ontologia que cada filme é um show em um teatro e cada jogo é dado em um teatro e em eventos com o host do teatro. Agora, o inverso local do host é mostrado e é limitada a faixa do filme e o inverso local do host é dado é restrito à série de reprodução.
A inversa global pode levar a conseqüências indesejáveis. Por esta razão este padrão permite a definição de propriedades inversas restringindo seu domínio e conceitos alcance.



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Serviços para a Web Semântica

O objetivo da Arquitetura da Web Semântica é fornecer uma representação do conhecimento de dados ligados de modo a permitir o processamento da máquina em uma escala global. A W3C desenvolveu uma nova geração de linguagens de marcação padrão aberto que agora estão prontos para liberar mais funcionalidades, flexibilidade e acima de tudo, a lógica da próxima geração Web, abrindo a porta para a próxima geração dos Web Services.

Atualmente os serviços da Web que usam a rede J2EE e frameworks estão se esforçando para expandir contra as limitações da arquitetura da Web existente e suas normas de propriedade. Serviços Web Semântica oferecem um grande salto no desenvolvimento, o desenvolvedor pode explorar com sucesso seu potencial  para entregar aplicações com busca semântica, e-mail coletivo e de processamento de texto colaborativo na web por exemplo.

Por que precisamos de um sistema deste tipo? Hoje em dia, é dificil  de manipular os dados disponíveis na HyperText Markup Language (HTML), basta pensar informações sobre os horários de avião, estatísticas de futebol, e informações de compra de um produto. Embora atualmente disponível em inúmeros sites, usando os dados em sua forma HTML o mesmo é problemático, mesmo se utilizado eXtensible Markup Language (XML). A Web Semântica oferece uma maneira mais fácil de publicar os dados que podem ser acessados e re-postos como necessários.

Dos serviços de Web Semântica postados aqui como, aplicações com busca semântica, e-mail coletivo e de processamento de texto colaborativo na web podemos citar a relevância de um sistema de busca de um site de compras por exemplo, ao usuário digitar o produto desejado a utilização de web semântica torna o resultado mais eficiente, pois retorna ao usuário uma busca mais eficaz a sua necessidade.




Abaixo a imagem de uma tela de uma aplicação Java que processa OWL através de um WebServices onde acrescentei uma funcionalidade de busca de filhos: